Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Dec de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Táxis voadores e robôs policiais em Dubai, cidade-Estado do futuro - Jornal Brasil em Folhas
Táxis voadores e robôs policiais em Dubai, cidade-Estado do futuro


Táxis voadores, robôs policiais de vigilância e drones multifuncionais. Estas inovações tecnológicas apresentadas em Dubai refletem a ambição desta cidade-Estado de ser uma das grandes cidades do futuro, com impressionantes tecnologias de ponta.

A estrela do salão Gitex, inaugurada no domingo, é o projeto de táxi voador prometido para dentro de cinco anos - se até lá tiverem sido resolvidas algumas questões de infraestrutura e de regulação.

Um primeiro teste foi realizado com sucesso em 25 de setembro, mas a autoridade de transportes de Dubai (RTA) deverá encontrar soluções com a Aviação Civil para que possa ser explorado comercialmente.

Também deverão ser feitas modificações em terra para que o táxi voe de um lugar a outro da cidade, adaptar os motores ao clima extremamente quente do Golfo e resolver as questões de segurança.

O projeto levará cinco anos, e devemos trabalhar com outros sócios estratégicos para preparar o marco legal e as infraestruturas para fazê-lo funcionar, declarou à AFP Khaled Abderrahman al Awadi, um dos responsáveis da RTA.

O artefato, dotado de 18 motores elétricos, foi desenvolvido pela empresa alemã Volocopter e é a atração principal do salão Gitex.

Tem uma autonomia de voo de 30 minutos e pode transportar dois passageiros.

O táxi voador, que custa 200.000 a 250.000 euros a unidade, está equipado com um sistema que lhe permite aterrissar com suavidade, explicou o responsável da RTA.

Voará a uma altura de cerca de 120 metros, longe dos corredores da aviação civil, segundo Awadi.

- Batman e Robocop -

A Polícia de Dubai, que já utiliza robôs para orientar os turistas, apresentou várias inovações, entre Batman e Robocop.

Huda Husein, uma oficial da Polícia, faz uma demonstração em volta de uma moto de fabricação japonesa que se parece com o veículo do filme Batman.

A moto está equipada com oito câmeras que detectam todo tipo de infrações ao código de trânsito. É dirigida por um agente, mas trabalhamos para que seja autônoma e para pô-la em serviço em 2020, explica a oficial à AFP.

Outro artefato futurista foi apresentado no Gitex. Parece uma moto sem motor, equipada com rotores que lhe permitem voar.

O artefato, de fabricação russa, pode voar a uma altura de cinco metros durante 25 minutos. Ainda está sendo testado e a polícia não definiu sua utilização futura. Poderia servir para chegar a lugares de difícil acesso, como os engarrafamentos nas estradas.

Outra inovação, proposta no salão no setor do transporte aéreo, é um controle de segurança e alfândega no aeroporto em apenas 15 segundos.

Bastará passar em um túnel biométrico para que os controles sejam realizados, enquanto o processo de check-in para embarcar será feito no táxi elétrico que leva o passageiro ao aeroporto.

- A torre mais alta do mundo -

O aeroporto de Dubai é um dos três mais movimentados do mundo, com 83,6 milhões de passageiros em 2016.

A cidade, onde se encontra a torre mais alta do mundo - Burj Kalifa (828 metros) -, é um dos principais destinos turísticos do Golfo, com 15 milhões de visitantes por ano.

Esta urbe ultramoderna de 2,5 milhões de habitantes, em sua maioria estrangeiros, é um grande centro de negócios do Oriente Médio, repleto de torres de contornos futuristas.

 

Últimas Notícias

Estádio Olímpico recebe Paradesportivos
Vinil Black Album de Prince reaparece com valores astronômicos
Vaticano lançará portal que reunirá todos os seus veículos
Três anúncios para um crime lidera indicações ao SAG
Vida parou na região birmanesa dos rohinyas, alerta Cruz Vermelha
Vice do Equador condenado a seis anos de prisão no caso Odebrecht
Trump não serve para limpar sanitários da biblioteca de Obama, diz jornal
Trump diante do tapa eleitoral do Alabama

MAIS NOTICIAS

 

Unable to select database!